Sábado, 24 de Julho de 2021 10:55
99 988XX99XX
Anúncio
Geral Tocantins

Educação realiza live formativa em preparação para Olimpíada de Língua Portuguesa

Objetivo foi apresentar aos professores possíveis propostas de trabalho com os cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa

15/06/2021 18h50
Por: Redação Maranhão em Pauta Fonte: Secom Tocantins
Titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância da realização das oficinas regionalizadas - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância da realização das oficinas regionalizadas - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Nos preparativos para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na manhã desta terça-feira, 15, a live de formaçãoOs trabalhos com os cadernos da OLP: os gêneros em sala de aula. Oevento foi realizado por meio do canal da Pasta no YouTube – TV Seduc.

A live foi realizada com o objetivo de apresentar aos professores possíveis propostas de trabalho com os cadernos da OLP, que abordam os gêneros textuais - poema, memórias literárias, crônicas, artigo de opinião e documentário, que são as propostas para esta edição da Olimpíada.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que as discussões foram um convite à regionalização das propostas dos cadernos da OLP. “Estamos respeitando as propostas dos cadernos, mas achamos que é de grande valia pensarmos o nosso trabalho de uma perspectiva local. E foi essa provocação que os nossos convidados trouxeram hoje, nos mostraram que é possível realizar as oficinas com esse olhar regionalizado”, pontuou.

A proposta teve como público-alvo os diretores Regionais de Educação, Juventude e Esportes, secretários municipais de educação, superintendentes da Seduc, assessores e técnicos da Seduc e das diretorias regionais, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal e estadual.

Organizado pela Seduc, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/ TO), a formação foi coordenada e mediada pela docente-formadora da UFT, Drª Ângela Francine Fuza; e contou com a participação de professores que falaram de cada um dos cadernos da OLP.

A professora da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, mestre em Letras (UFT), Ely Casemiro, trouxe sugestões para o trabalho com o caderno de poemas. Já Maria das Graças Alves dos Santos, também professora da Semed, e doutoranda em Letras, na UFT/Araguaína, trouxe sugestões para o trabalho com os cadernos de Memórias e Crônicas.

A professora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Araguatins) e doutoranda em Letras, na UFT/Araguaína, Francinete Costa Soares Barroso, apresentou proposta para o trabalho com os cadernos de Documentário e Artigo de Opinião. Os Cadernos Docentes podem ser encontrados em:https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/1991/cadernos-docentes.
OLP

Para participar da 7ª edição da Olimpíada, o professor deve redigir um Relato de prática contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Além disso, junto com os alunos e alunas, o professor deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais, para compor sua Linha do Tempo, e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, entre outros), que será o Álbum da Turma. Maiores informações sobre o relato podem ser encontradas em:https://www.escrevendoofuturo.org.br/relato-de-pratica.

O “Relato de prática”, acompanhado de um conjunto de materiais, a Linha do tempo e o Álbum da turma, deverá ser entregue à direção da escola até o dia 5 de agosto, pois no dia 6, inicia-se a Etapa Escolar. As próximas etapas do processo estão detalhadas no Regulamento do Programa. Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, sob a orientação dos professores inscritos.

O regulamento e informações gerais sobre esta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser acessados por meio da página Escrevendo o Futuro em:https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. A celebração final e a revelação dos professores e das turmas vencedoras estão previstas para o dia 10 de dezembro.

Educação realiza live formativa em preparação para Olimpíada de Língua Portuguesa
Evento foi realizado por meio do canal da Pasta no YouTube em parceria com a UFT e a Undime - Educação/Governo do Tocantins
Educação realiza live formativa em preparação para Olimpíada de Língua Portuguesa
Na live, foram apresentadas propostas de trabalho com os cadernos da OLP que abordam os gêneros textuais - Educação/Governo do Tocantins
Anúncio
Matões - MA
Atualizado às 10h44 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

27° Sensação
19.3 km/h Vento
29.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias