Sábado, 24 de Julho de 2021 11:28
99 988XX99XX
Anúncio
Brasil Brasil

Governo assina acordo com a Nasa para levar primeira mulher à lua

Brasil é o único país da América Latina e o 12º no mundo a entrar para a lista de parceiros dos EUA. Projeto prevê também missão a Marte

15/06/2021 15h00
Por: Redação Maranhão em Pauta Fonte: R7

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, assinaram na manhã desta terça-feira (15) a assinatura do Acordo Artemis, programa da Nasa (Agência Espacial Americana) que pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua, em 2024. 

A solenidade contou também com a participação presencial do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, que anunciou recentemente que vai se aposentar.

Conforme o governo federal, a iniciativa conta com colaboração de parceiros comerciais e internacionais e prevê duas missões antes do pouso na superfície da Lua. 

O Brasil é o único país da América Latina e o 12º no mundo a entrar para a lista de parceiros até o momento. O acordo foi assinado por oito nações em seu lançamento (Austrália, Canadá, Itália, Japão, Luxemburgo, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA) e teve a adesão também de Coreia do Sul, Nova Zelândia e Ucrânia.

"O Brasil vai mostrar seu valor agora no Artemis. Não só por levar a primeira mulher ao espaço, mas também pelo que podemos trazer do espaço para aplicarmos aqui na Terra. Perdemos tempo no passado com questões ideológicas, como, por exemplo, uma base de Alcântara que ficou parada duas décadas no Congresso", disse Bolsonaro.

Na ocasião, o presidente comemorou a decisão dos membros da ONU, que devolveram ao Brasil um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023.

"Saúdo o MRE [Ministério das Relações Exteriores], tendo em vista uma votação ocorrida há poucos dias, onde tivemos, para uma cadeira do conselho não permanenente de segurança da ONU, o voto de de 182 países entre 190. Prova irrefutável do bom relacionamento que o Brasil tem com o mundo todo", disse.

 

 


 

Anúncio
Matões - MA
Atualizado às 11h24 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

29° Sensação
19.3 km/h Vento
29.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias