Sábado, 24 de Julho de 2021 12:26
99 988XX99XX
Anúncio
Geral Piauí

Servidora da ATI lança livro sobre Transferência de Tecnologia

O livro está disponível gratuitamente no acervo da biblioteca da UFPI em formato de e-book.

15/06/2021 13h30
Por: Redação Maranhão em Pauta Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A tecnologia tem se tornado cada dia mais necessária na vida das pessoas, nas empresas, entidades e a inovação tecnológica tem sido fundamental para otimizar processos e serviços que facilitam e transformam a rotina de trabalho. Baseado em sua dissertação de mestrado, a gerente de Governo Digital da ATI, Diana Almeida, elaborou um livro de estudo sobre transferência de tecnologia no qual aborda conceitos, quais instrumentos necessários e qual a importância da transferência de tecnologia das instituições de ensino para empresas e órgãos públicos.

O livro intitulado “A Transferência da Tecnologia: O caminho da Inovação para as Universidades” tem como coautor o orientador de mestrado de Diana Almeida,  Helano Pinheiro.

“Diante dessa pesquisa, a gente percebeu que tinha uma dificuldade muito grande de transferir tecnologia das instituições de ensino para empresas e órgãos públicos, então era muito difícil transferir esses conhecimentos porque ainda não se tinha a gestão dentro das Universidades. Juntamos todo o material da minha dissertação junto com a legislação e pensamos em elaborar um livro mostrando como transferir essas tecnologias dessas instituições de ensino para órgãos públicos e para empresas que se interessarem em obter essas inovações”, explicou Diana Almeida.

O diretor técnico da ATI, Luciano Aguiar, ressalta a importância da temática na qual recentemente a ATI está fazendo sobre o processo de transferência de uma tecnologia de inteligência artificial (IA) em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco a ser implantada no aplicativo Salve Maria. “É um tema extremamente pertinente e inovador, a nossa equipe está aprendendo com a Diana, o livro está ajudando o corpo técnico da ATI a trazer inovação e trouxe vários conceitos que a gente não sabia. É praticamente a primeira transferência de tecnologia que a gente tá fazendo e a gente tá tomando como base algumas informações que o livro trouxe. Consideramos extremamente importante uma servidora do quadro da ATI produzindo pesquisa e trazendo a pesquisa para dentro da Agência de Tecnologia”, destacou Aguiar.

Ainda de acordo com a gerente de Governo da ATI, o livro é um manual com o passo a passo de como fazer a transferência de tecnologia e de como desenvolver um contrato. “É mais indicado para o pesquisador que tem dúvida de como transferir essas tecnologias e que tem interesse no processo inovativo dentro das universidades e também para encorajar nos órgãos públicos e as empresas a ir atrás das universidades para obter um produto inovador ou uma tecnologia”, finalizou.

O livro está disponível gratuitamente no acervo da biblioteca da UFPI em formato de e-book, nestelink.

Anúncio
Matões - MA
Atualizado às 12h25 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

29° Sensação
18.1 km/h Vento
28.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias