Domingo, 07 de Junho de 2020 06:14
99 98829 4291
Geral Chuvas

Período chuvoso tem antecipação e será mais extenso este ano em todo o MA

De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Uema, em janeiro são esperados 244 milímetros de chuva para São Luís; no ano passado, índice superou expectativas; nesta segunda-feira, 6, forte chuva gerou transtornos na Ilha

07/01/2020 11h44
Por: Redação Maranhão em Pauta Fonte: Maranhão em Pauta
Período chuvoso tem antecipação e será mais extenso este ano em todo o MA

Desde o dia 1º de janeiro, as chuvas estão sendo constantes no Maranhão, até mesmo na Região Sul, onde as temperaturas costumam ser elevadas, especialmente na estação seca. De acordo com o Laboratório de Meteorologia (Labmet), do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o período chuvoso já se iniciou no estado, ou seja, foi antecipado, uma vez que, historicamente, começa em fevereiro. O encerramento será em julho. Para este mês, a média climatológica é de 244 milímetros (mm) na Região Metropolitana de São Luís.

O professor Gunter de Azevedo Reschke, chefe do Labmet, disse a O Estado que, pela intensidade das chuvas que estão caindo na Grande Ilha, tudo indica que janeiro ficará dentro da média climatológica de 244 mm. De acordo com declarações do meteorologista, esse padrão deve ser menor que o de fevereiro, que deve se encerrar com 383 mm.

“Desde outubro do ano passado, estamos falando sobre esse período chuvoso de 2020, que será bastante significativo”, expressou Gunter de Azevedo. Ele esclareceu que a estação seca já foi encerrada em todo o Maranhão.

Zona de convergência

Conforme o chefe do Laboratório de Meteorologia da Uema, um fenômeno que inaugura o período chuvoso no Maranhão é a Zona de Convergência, que se movimenta pelo Hemisfério Sul da Terra por causa da temperatura da superfície do mar no Oceano Atlântico Sul. Esse sistema meteorológico é responsável por uma estação prolongada de chuva frequente e volumosa em boa parte do Brasil, que fica marcado pelo fluxo de umidade.

“Esse fenômeno favorece o deslocamento dessa faixa mais para o Sul. Aproximadamente, 70% das chuvas que caem no Maranhão são oriundas dessa Zona de Convergência”, explicou o professor. Importante destacar que existem a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que são dois sistemas meteorológicos típicos do verão no Brasil.

Eles são responsáveis por uma grande porção do volume de chuva que ocorre durante um ano na maioria das áreas do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste. A ZCAS traz a chuva volumosa para o Sudeste e para o Centro-Oeste. A ZCIT é responsável pela maior parte da chuva anual do Nordeste e do Norte do Brasil.

 

Matões - MA
Atualizado às 06h04 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

22° Sensação
9.8 km/h Vento
74.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Terça (09/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias