Adsense acima abaixo política = Residencial Alto do Bacuri
Halo Solar

Entenda qual o fenômeno que ocorreu hoje no sol

O fenômeno foi observado também em Matões e rapidamente tomou conta das redes sociais de milhares de pessoas pelo mundo.

31/10/2019 17h47
Por: Redação Maranhão em Pauta
Fonte: Maranhão em Pauta
1.554

O Halo solar é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do Sol em virtude da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

 O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

Por Mariane Mendes (Graduada em Física)

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Banner ao lado dos blogs - Sorriso Fácil
Municípios
Filho Construções
Últimas notícias
D.I. TECNOLOGIA e INTERATIVA
Banner sessão cidades - Aprimore Academia
Mais lidas
Banner sessão entretenimento - DI Tecnologia e Interativa
Anúncio