Adsense acima abaixo política = Residencial Alto do Bacuri
Manchas de òleo

Cerca de 700 kg de óleo é retirado da praia da Travosa nos Lençóis Maranhenses

Mutirão de limpeza contou com o apoio de moradores, ambientalistas e entidades locais. Segundo o Ibama, a praia da Travosa foi o último ponto que ainda estava sujo pelas manchas de óleo no estado.

24/10/2019 06h50
Por: Redação Maranhão em Pauta
Fonte: Maranhão em Pauta
612

Voluntários realizaram nesta quinta-feira (23) a limpeza do óleo que atingiu a praia de Travosa, no município de Santo Amaro do Maranhão, localizado na região dos Lençóis Maranhenses. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a praia foi atingida pelas manchas em 25 de setembro.

 Cerca de 700 kg de óleo foram retirados da areia. A ação contou com a ajuda de ambientalistas, moradores de Santo Amaro, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente municipal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a Marinha do Brasil. Segundo os voluntários, o óleo retirado já estava endurecido.

Ao G1, o Ibama afirmou que a praia de Travosa foi o último ponto com óleo registrado no Maranhão que foi limpo. Ao todo, 12 pontos foram com manchas de óleo foram identificados em todo o estado.

Durante o período de aparecimento das manchas no estado, uma tartaruga foi encontrada coberta de óleo por banhistas na Praia de Itatinga, no município de Alcântara. Após ter sido tratada, o animal marinho foi devolvido ao mar. Já na cidade de Araioses, uma outra tartaruga foi encontrada morta.

O que se sabe até agora sobre as manchas de óleo no Nordeste

As manchas de óleo em praias do Nordeste já atingiram 200 localidades em 78 municípios dos nove estados da região. Desde agosto, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe tiveram registros de poluição.

A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem do material poluente está sob investigação.

Fonte: G1 Maranhão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Banner ao lado dos blogs - Sorriso Fácil
Municípios
Filho Construções
Últimas notícias
Banner sessão cidades - Aprimore Academia
D.I. TECNOLOGIA e INTERATIVA
Mais lidas
Banner sessão entretenimento - DI Tecnologia e Interativa
Anúncio