Adsense acima abaixo política = Residencial Alto do Bacuri
DISCUSSÃO

Criação de novos municípios avança no Maranhão

Atualmente 28 distritos lutam pela emancipação no Maranhão

24/08/2019 10h25
Por: Redação Maranhão em Pauta
Fonte: Maranhão em Pauta
991

Além da discussão nacional acerca da criação de novos estados, o Maranhão também vive uma discussão interna sobre a possibilidade de emancipação de povoados que querem virar municípios.

Nesta semana, representantes de várias regiões do estado participaram da primeira assembleia deliberativa de fundação da Federação dos Comitês Pró-Emancipação do Estado do Maranhão (Fecopema). O evento ocorreu no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa, em São Luís.

Ao longo do dia foram feitas explanações sobre o funcionamento da federação, leitura e aprovação da proposta do estatuto da entidade, composição da chapa da diretoria e, ao final, a aprovação e posse da nova diretoria.

Atualmente, 28 distritos do Maranhão lutam pela emancipação, dentre eles, Maracanã, Maiobão e Vitória do Araçagy, localizados na Região Metropolitana de São Luís; Auzilândia, povoado de Alto Alegre do Maranhão; Belém do Maranhão, povoado de Tuntun; Novo Bacabal, de Bacabal, Palestina, de Brejo, dentre outros.

O professor Ronald Chaves, que faz parte do Comitê Distrital Vitória do Araçagy, de São José de Ribamar, falou sobre importância da municipalização e qual o objetivo real do Projeto Emancipação Já.

“A gente precisa explicar para que a sociedade entenda que o projeto de emancipação vai muito além do que meramente criar municípios, e sim promover qualidade de vida. Dessa forma, a gente vai poder promover para as presentes e futuras gerações uma perspectiva de vida melhor”, disse o professor Ronald Chaves.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Social, deputado Dr. Yglésio (PDT), disse que a emancipação dos povoados tem que ser debatida com cautela e responsabilidade.

Por: George Raposo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Banner ao lado dos blogs - Sorriso Fácil
Municípios
Filho Construções
Últimas notícias
Banner sessão cidades - Aprimore Academia
D.I. TECNOLOGIA e INTERATIVA
Mais lidas
Banner sessão entretenimento - DI Tecnologia e Interativa
Anúncio