IBF PÓS - super benner do topo
Adsense acima abaixo política = Residencial Alto do Bacuri
Barra do Corda

Morte de 15 bebês em hospital preocupa autoridades em Barra do Corda, no Maranhão

"Há evidências de que poderia ter sido evitado", conta o promotor que investiga os casos.

25/05/2019 09h25
Por: Redação Maranhão em Pauta
Fonte: G1 Maranhão
712

Casos de mortes de bebês no Hospital Municipal de Barra do Corda têm assustado moradores da cidade, que fica a 462 km de São Luís. A própria Secretaria Municipal de Saúde admite que 15 bebês morreram desde o começo de 2019.

No entanto, a secretaria diz também que 12 casos eram de bebês prematuros que chegaram mortos à maternidade e que os médicos apenas poderiam fazer o procedimento de retirada dos fetos.

Algumas mães que perderam os filhos na hora parto denunciam que houve descaso no atendimento. A Iara da Silva conta que teve o bebê em uma enfermaria, ao lado de outras pacientes, e que foi um enfermeiro quem conduziu o parto, sem sequer encostar nela.

 

Cidinara Oliveira diz que fez todo o pré-natal e o bebê estava saudável. Porém, no dia do parto, o médico teria mandado ela voltar para casa por falta de material para a cirurgia.

"O médico disse que não podia fazer meu parto porque não tinha como fazer, porque não tinha material. Ele não ia fazer a cesariana em mim"

Cidinara ainda esperou por cinco horas no hospital, mas quando decidiram fazer a cesariana, já era tarde.

 

A Secretaria de Saúde de Barra do Corda também informou que o próprio hospital está apurando três mortes em que há indícios de negligência, sendo que não teria culpa nos outros casos. Para a secretaria, a maior parte dos outros casos, os prematuros, são de pais indígenas que não tiveram o acompanhamento adequado.

"É uma população que não faz acompanhamento de pré-natal e isso dificulta ainda mais a sobrevivência desse feto", declarou Eloísa Mota, secretária municipal de saúde.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) está acompanhando o caso e diz que todas as mortes têm que ser investigadas e que deve acionar o Ministério Público Federal para pedir atenção no casos dos bebês indígenas.

"Nós vamos buscar, junto ao Departamento de Saúde Pública Indígena da FUNAI, e requisitar que o Ministério Público Federal faça uma apuração, caso se confirme os casos dessas crianças indígenas", contou Rafael Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA.

Até o momento, o Ministério Público do Maranhão abriu inquérito para investigar dois casos que chegaram ao promotor.

"Ainda não posso informar de forma conclusiva, mas há evidências de que poderia ter sido evitado, se tivesse tido um atendimento mais rápido", afirmou o promotor Guaracy Figueiredo.

Já na Câmara Municipal de Barra do Corda, em uma sessão tumultuada nessa semana, um grupo de vereadores de Barra do Corda pediu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as mortes, mas nada foi decidido até o momento.

"Tem sido muito grave o que tem acontecido em Barra de Corda. Vem desde outubro que as crianças vem morrendo por falta de atendimento. A gente vem falando, cobrando e ninguém faz nada", contou o vereador Francisco Eteldo (PV).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Barra do CordaBarra do Corda - MA Barra do Corda é um município brasileiro do estado do Maranhão. A cidade é sede da Região de Planejamento dos Guajajaras, estando localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos Rio Corda e Rio Mearim. A religião predominante é a Católica, tendo como padroeira da cidade Nossa Senhora da Conceição, que se comemora no dia 8 de Dezembro, sendo feriado municipal devido as comemorações por toda a cidade e nos povoados vizinhos, a igreja de Nossa Senhora da Conceição é a mais visita
Matões - MA
Atualizado às 14h27
34°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
36°

Sensação

17 km/h

Vento

41.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
IBF PÓS
Banner ao lado dos blogs - JW Construções
Municípios
Filho Construções
Últimas notícias
D.I. TECNOLOGIA e INTERATIVA
Mais lidas
Banner sessão entretenimento - DI Tecnologia e Interativa
Banner sessão cidades - Aprimore Academia