Sábado, 24 de Outubro de 2020 17:03
99 98829 4291
Política Abra o Olho eleitor

Empresa de credibilidade duvidosa apresenta números questionáveis em pesquisa divulgada essa semana em Matões.

O que chama a atenção é a disparidade entre o resultado da pesquisa para prefeito e a aprovação do atual governo.

07/10/2020 08h11
Por: Redação Maranhão em Pauta Fonte: Maranhão em Pauta
Empresa de credibilidade duvidosa apresenta números questionáveis em pesquisa divulgada essa semana em Matões.

Na última semana circulou na cidade de Matões um instituto de pesquisas fazendo levantamento dobre a intenção de voto dos matoenses.

Até aí, tudo normal, porém quando se busca a origem e credibilidade do tal instituto aparecem várias arestas que põem em dúvida a seriedade e finalidade dos dados pesquisados.

A pesquisa em questão foi contratada pela TV Guanaré, fiel escudeira do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e foi realizada pelo Instituto Qualitativa, criada em 3 de julho de 2020, há exatos 3 meses, inscrita no CNPJ sob o n.º 37.609.944/0001-70, e figura como dono o senhor Paulo Leonardo da Vera Costa, que também e sócio administrador do MPR Instituto de Opinião Pública LTDA, cuja inscrição no CNPJ é 24.322.153/0001-13, ambas as empresas situadas na cidade de Teresina, no Estado do Piauí, apesar das empresas serem diferentes, compartilham o mesmo e-mail: [email protected] Talvez por distração, pois de acordo com o serviço gratuito de webmail criado pela Google, o Gmail, não há possibilidade de ser criado dois e-mails iguais.

Outro fato que merece atenção é que a MPR Instituto de Opinião Pública LTDA, de capital social de apenas R$ 5.000,00, realizou uma pesquisa encomendada pelo deputado federal Edilázio Júnior no mês de novembro de 2019, nos municípios de Matões, Timon, Caxias e Parnarama pelo valor de R$ 28.000,00, de acordo com a Nota Fiscal de Serviços n.º 2, emitida em 27 de novembro de 2019, pela Prefeitura do Município de Teresina.

O site de notícias Pensa Piauí, no dia 23 de setembro, publicou uma reportagem em que, também questiona o Instituto Qualitativa.“Acontece que, o Instituto que teria levatado os supostos dados foi criado muito recentemente, no dia 3 de julho deste ano, sendo, portanto, uma empresa precoce, de pouca experiência no ramo e desconhecida do público, da mídia e dos órgãos de controle,” afirmou o Portal.

Também, há uma pergunta bastante pertinente: Porque um mesmo empresário abriria duas empresas exatamente iguais, com a mesma Classificação Nacional de Atividades Econômicas, no mesmo município, como se fosse um supermercado e suas filiais? A única resposta que se consegue pensar é isso foi para ensinar o “pulo do gato” para alguém. Ou talvez o empresário fez foi aprender o tal “pulo do gato” com alguém mais experiente.

Contudo, de uma coisa já se sabe: há pesquisas eleitorais para se saber da realidade momentânea e a tendência do eleitorado, e outras pesquisas que são feitas apenas para forjar resultados de acordo com a conveniência do contratante para enganar, tanto aliados insatisfeitos e cientes da derrota, como eleitores que ainda estão indecisos.

Desconfiar desses institutos criados da noite para o dia, sem transparência, ainda é a melhor solução, pois somente assim o eleitor não será influenciado por números fantasiosos, e dará um voto livre e consciente para continuar o progresso do município onde nasceu e moram seus antepassados.

Mas dizem que na política tem de tudo, e em Matões não foge à regra. Falam que no tranquilo e acolhedor município há um político que mente tanto que já está acreditando na própria mentira.

A pergunta que fica é: Como, o mesmo eleitor que aprovou o governo de Ferdinando Coutinho em quase 70% quer tirará-lo para colocar um novo gestor que pouco foi testado e quando foi não apresentou um trabalho satisfatório frente as pastas assumidas?

Veja abaixo os números confusos da tal pesquisa divulgada ontem dia (06), já com alguns dias de atraso:

Matões - MA

Matões - Maranhão

Sobre o município
Matões é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 27.005 habitantes. A cidade, antigo distrito, vila (1835) e município com a denominação São José dos Matões (mais tarde somente Matões), passou a denominar-se Parnarama a partir de 28 de julho de 1947 e foi rebaixado para distrito. Em 30 de dezembro de 1952 Matões foi elevado novamente à categoria de município.
Matões - MA
Atualizado às 16h57 - Fonte: Climatempo
36°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 36°

35° Sensação
11.7 km/h Vento
23.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 38°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias