Sábado, 24 de Outubro de 2020 17:43
99 98829 4291
Política Suspensão

Timon: Pesquisa eleitoral com suspeita de fraude é suspensa pela Justiça.

As suspeitas são por contas de alguns itens duvidosos constantes no questionário da pesquisa

03/10/2020 06h49
Por: Redação Maranhão em Pauta Fonte: Maranhão em Pauta
Timon: Pesquisa eleitoral com suspeita de fraude é suspensa pela Justiça.

O juiz da 19º zona eleitoral de Timon, Drº Francisco Soares Reis Júnior, proferiu nesta sexta-feira, 02, decisão em que determina a “suspensão da divulgação por qualquer meio da pesquisa eleitoral Nº MA-07437/2020, sob pena de multa no importe de R$ 1.000,00 (mil reais) para cada divulgação ilegal”. A pesquisa suspensa foi realizada em Timon nos dias 30 de setembro e 01º de outubro de 2020 e registrada na Justiça Eleitoral no dia 29 de setembro, pela Qualitativa Instituto de Opinião Pública Eireli/Instituto Qualitativa.

O magistrado acolheu a representação feita pela coligação “Timon do Povo Guerreiro”, que identificou algumas irregularidades no questionário referente à pesquisa. “Uma delas a ausência do nome de um dos candidatos com pedido de Registro de Candidatura ainda em tramitação, a outra, o erro no nome de um dos candidatos na pesquisa e erro em relação ao nome desatualizado do partido. Outras irregularidades trazidas foram a incongruência do plano amostral e a ausência do disco”, informa a decisão.

Em sua decisão, o magistrado cita os princípios do fumus boni iuris (plausibilidade do direito) e do periculum in mora (perigo de se aguardar a demora natural para a solução completa do feito) para a concessão de tutela de urgência e determinar a suspensão da pesquisa eleitoral.

“Entendo caracterizado o fumus boni iuris, na medida em que a apresentação do nome do candidato diferente do que foi pedido no Registro de Candidatura e o erro no nome do partido podem trazer a possibilidade de prejuízo de difícil reparação ao candidato”, afirmou em sua decisão.

Mais uma vez a Justiça Eleitoral em Timon mostra agilidade e competência na fiscalização das demandas eleitorais no município, deixando claro que nas eleições 2020 os grupos acostumados a usarem a propagação de fake news, divulgação de pesquisas fraudadas e demais práticas fraudulentas serão devidamente fiscalizados e punidos, acabando com essa prática que havia se tornado comum para alguns grupos políticos em Timon.

Vale ressaltar também que a mesma empresa realizou uma pesquisa na cidade de Matões-MA, no início dessa semana e seu resultado deverá está sendo divulgado nos próximos dias, mais um alerta para que a população do município fique atenta para indícios de irregularidades, até mesmo por conta de algumas declarações de pessoas sobre as facilidades na manipulação de pesquisa para indução de eleitorado.

Fonte: Gilberto Leda

Timon - MA

Timon - Maranhão

Sobre o município
Timon é um município brasileiro do estado do Maranhão, sendo a quarta cidade mais populosa, com uma população de 167 619 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. Está conurbado à capital do vizinho estado do Piauí, Teresina, fazendo parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. O município é sede da Região de Planejamento do Médio Parnaíba (Lei Complementar 108/2007).
Matões - MA
Atualizado às 17h38 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 36°

29° Sensação
11.7 km/h Vento
23.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 38°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias